Como gerar leads em apenas 3 passos


A geração de leads é uma necessidade de qualquer campanha de marketing digital. Se você ainda não começou a gerar leads em sua estratégia, esse artigo é perfeito para você. Veja como gerar leads qualificados em 3 simples passos.

Agora se você já sabe como gerar leads, mas está sem ideias de iscas digitais, sugiro que conheça “Os 7 tipos de iscas mais populares para gerar leads“.

Agora se você pretende entender como funciona o processo de captação de leads, sugiro que leia esse artigo até o final.

Apesar de ser apenas três passos, eles são extremamente complexos, e existem muitas técnicas que precisam ser dominadas para chegar ao nível de excelência na geração da leads. Mas garanto que quando você terminar de ler esse artigo, terá o conhecimento necessário gerar seus primeiros leads (qualificados). Vamos lá.

1 – Escolha uma ferramenta de email para coletar os leads

O primeiro passo para iniciar a sua jornada de geração de leads é ter uma ótima ferramenta de email marketing. Para isso fiz uma pesquisa aprofundada e fiz um comparativo com as ferramentas de email marketing mais recomendadas da internet.

Dentro da ferramenta escolhida, crie sua lista! Onde serão cadastrados todos os leads gerados em suas campanhas.

Ao criar sua lista, automaticamente será criado um formulário para cadastro de emails (padrão das ferramentas) e uma página com o formulário de cadastro (screeze page).

 

2 – Crie formulários de captura e possua ótimas “iscas digitais”

Os formulários serão os responsáveis por capturar os seus leads pela internet. E a principal vantagem de ter um formulário de captura, é que eles ficam o tempo todo trabalhando, e a única coisa que você precisa fazer, é atrair acessos para a página onde ele está localizado (falaremos mais sobre tráfego no segundo passo).

Como criar?

Agora que você já escolheu sua ferramenta de email, podemos utiliza-la para criar um formulário de captura.

As ferramentas de email são especializadas em formulários de captura, por isso possuem templates pré montados e também opção para edita-los conforme sua necessidade.

Os formulários de captura de leads podem conter diversos campos de captura, tudo dependerá da sua necessidade. Porém existe um campo obrigatório, o campo de email, pois sem email não há como se comunicar com seu lead. Além dele você pode inserir:

  • Campo para nome;
  • Sobrenome;
  • Telefone;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Profissão;
  • Entre outros.

Screeze pages

A Screeze Page é uma página que tem uma única finalidade, capturar leads para seu novo mailing.

É uma página que contém o seu formulário de captura e outras informações para convencer o visitante a preencher o seu formulário (Iscas digitais em troca do email, imagens ilustrativas da sua isca, um texto muito bem elaborado que normalmente é conhecido como “Copy”, ou texto persuasivo, etc).

Lembrando que a Screeze page tem um único link, o botão de cadastro do formulário, fora isso não deve ter mais nenhum link nessa página.

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Assim como existem ferramentas para criar formulários, também existem para criar Screeze pages. Entre elas estão:

Além das ferramentas você também pode construir suas screeze pages por conta própria, mas para isso necessitará ter conhecimentos básicos de programação, ou html. Basta construir uma página em seu site com uma formulário, uma isca digital (de preferência) e um design atraente e focado em conversões.

Diversos Call To Action (CTA) no seu site

Você também pode inserir diversos tipos de CTA diferenciados em diversas áreas das páginas do seu site.

Os CTAs são banners que são inseridos em seu site com o objetivo de atrair a atenção do usuário e gerar cliques ou cadastros, dependendo do tipo do seu Call To Action. Você pode inserir:

  • No topo do seu site
  • PopUps no seu site
  • Links dentro de posts
  • No início, dentro, ou no final de posts do Blog

E não se esqueça das iscas digitais

Não vou entrar em muitos detalhes aqui sobre isso, mas você pode consultar aqui 5 formatos de iscas para gerar leads qualificados (os menos explorados).

Atenção: Caso você tenha criado uma screeze page com um plugin para WordPress ou simplesmente inseriu um formulário dentro de um CTA e os dados coletados do lead ficam armazenados no seu site, saiba que esse plugin ou formulário precisará ter uma integração com a ferramenta de email escolhida no primeiro passo. Caso contrário, você terá o trabalho de exportar os leads coletados e importar na ferramenta ou em alguns casos, terá que cadastrar os leads uma a um na lista.

Esse é um dos motivos pelo qual eu recomendo que utilize os formulários ou landing pages próprios da ferramenta de email selecionada.

3 – Traga tráfego para esses formulários

Sem acessos é impossível gerar leads em seu site. Por isso essa está entre as principais tarefas a ser realizada.

Existem diversas maneiras de atrair acessos para sua páginas de captura, as famosas Screezi pages, e abaixo apresentarei os três principais canais.

Anúncios

Os anúncios são indiscutivelmente a maneira mais facil de obter acessos, poren exige muitos conheçimentos na plataforma que for executado escolhida para criar os anuncios, já que você estara investindo dinheiro nisso e todo invesrimento deve ter um retorno.

SEO

É obrigação de todo o site estar corretamente otimizado para os mecânismos de buscas, dessa forma você possuirá uma enorme fonte de tráfego orgânico (vindos gratuitamente por sites de busca).

Além de ter a estrutura HTML do site toda otimizada, é preciso também que crie textos altamente relevantes em seu blog, utilizando palavras-chave e semântica do texto corretamente (saiba mais sobre SEO no site da Conversion).

Conclusão

Entenda que para conseguir gerar milhares de leads para seu site/blog é necessário ter a compreensão de todas as etapas do funil. Saiba utilizar as ferramentas de captura de email da maneira correta, saiba como atrair o público correto (segmentação), e também estude utilize a maior quantidade de canal possível para atrair tráfego para suas screeze pages ou páginas que contenham CTAs da sua lista.

Caso esse artigo ainda não tenha esclarecido muita coisa para você, sugiro que leia o artigo que ensina a criar sua lista de email do zero.

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