Isca digital: Os 7 tipos mais populares para gerar leads


Gerar leads é uma arte, quanto mais criativo você for, mais leads serão gerados em suas estratégias. Veja nesse artigo quais são os 8 tipos de iscas digitais mais populares do internet marketing.

Se você estuda marketing digital a algum tempo, já deve saber que entender o seu persona pode fazer grande diferença em suas ações, e para criar suas iscas não é diferente, pois saber qual o formato mais adequado para cada público, pode fazer grande diferença em suas taxas de conversão de visitantes para leads.

Não acho que seja necessário utilizar os oito tipos de materiais citados abaixo. Recomendo que estude a fundo o seu persona e crie suas iscas baseado no tipo de material que ele irá utilizar.

Lembrando que nesse artigo não nos aprofundaremos em como gerar leads para sua empresa, mas sim em quais são os melhores tipos de materiais para aumentar suas taxas de conversões nas screeze pages e nos CTAs. Vamos lá!

1 – E-Books (o mais popular para gerar leads)

A isca digital em formato de e-Book é a mais conhecida e mais utilizada de todas elas.

A maior dificuldade em criar um e-Book está em escrever um conteúdo aprofundado e muito bem estruturado. Pois se for para fazer e-Books mal feitos, é melhor não fazer ou sua reputação vai estar em riscos. Mas se você tem conheçimento em sua área, não tem com o que se preocupar.

Uma enorme vantagem de criar e-books como isca digital, na qual é o maior motivo pelo qual tantas pessoas optam por ele, é que depois de escrito um conteúdo é só transforma-lo em PDF para se tornar um e-book. Até mesmo um artigo a junção de artigos de seu blog podem se tornar um e-Book.

Esse tipo de isca digital é recomendado para qualquer público-alvo que tenha tempo e disposição para leitura. Não recomenda disponibilizar e-Book para um público que odeia leitura. Faz sentido para você?

Para quem essa isca digital é recomendada: Marketing Digital, Advogados, Empreendedorismo e qualquer outro mercado que adore leitura.

2 – Versões de teste para ferramentas (ótimo para startups)

Se você está criando uma startup de alguma ferramenta online, a melhor isca digital para você gerar leads e futuramente transforma-los em clientes, seria disponibilizando uma versão gratuita de sua ferramenta. Versões free por 30 dias são ótimas, mas versões gratuitas por tempo ilimitado são melhores ainda.

O problema é que esse tipo de isca só pode ser utilizado por quem possui uma ferramenta online.

Até mesmo a ferramenta de email mais utilizada do planeta (o mailchimp) possui uma versão free para captar novos leads e futuramente transforma-los em clientes.

3 – Infográficos

Já os infográficos podem ser utilizado em qualquer mercado, até mesmo em e-commerce. Além de serem muito atraentes, os infográficos são muito fácil de interpretar as informações por estarem em formatos de gráficos. As pessoas amam infográficos.

O problema aqui é que para criar um infográfico, é necessário pesquisar muitas informações, ter a certeza que que as informações são confiáveis e depois transforma-los em uma linda arte rsrs.

Mas como todos os problemas tem solução ainda mais no ambiente digital, onde podemos nos aproveitar de diversas ferramentas, para criar um infográfico existem ótimos sites que fazem isso.

Sites para criar infográficosVisme, Infogr.am, Piktochart.

4 – Vídeos

Os vídeos são iscas digitais indispensáveis para qualquer área ou segmento. Eles são a maneira mais fácil de passar uma informação e é uma excelente escolha para materiais mais técnicos que necessitam de uma explicação mais aprofundada.

Uma grande vantagem de produzir vídeos e disponibiliza-los como isca, é que além de você aumentar sua lista de leads, você também cria uma conexão mais próxima com o ele, já que você vai dar as caras. Acredite no poder dos vídeos.

5 – Planilhas

Outro tipo de isca que atrai muita a atenção, são as planilhas de exel. Se você possui grandes conhecimentos na ferramenta do Exel, e tem facilidade em criar planilhas que facilitam ajudam seu público alvo, indico que você crie um e disponibiliza como isca digital para aumentar sua taxa de conversão.

Um público que utiliza muitas planilhas, são os empreendedores, que normalmente não tem muita experiência em contabilidade e acabam perdendo muito dinheiro por causa da má gestão financeira.

Como dito no início desse artigo, você deve estudar muito bem a necessidade do seu público, e baseado nisso criar suas iscas irresistíveis.

6 – Hangouts

O Hangounts, criado pelo Google, é uma ferramenta de vídeoconferência que pode ser transmitido ao vivo para o mundo todo.

Ele se tornou uma das iscas digitais mais fortes da internet. Isso quando disponibilizamos a opção de assistir apenas no horário marcado. Ou seja, utilizamos junto a isca digital um gatilho de escassez (ou você se cadastra antes de começar o hangout, ou você nunca mais vai assistir ele… rsrs).

É importante que quando você utilizar um hangout com horário marcado como isca digital, você tenha em mente que é necessário divulgar para o máximo de pessoas possíveis essa isca. Faça anúncios no Adwords e no Facebook para atrair o máximo de pessoas possíveis.

Você também pode disponibilizar o hangout como isca mesmo depois da data marcada, pois o Google Hangouts oferece a opção de gravar toda a conferência.

7 – Checklist

Os principal vantagem do checklist, é que ele é muito mais fácil de ser criado e as pessoas adoram checklist.

Confira abaixo alguns exemplos de checklists que podem ser criados, na área de marketing digital por exemplo.

  • Como criar um artigo memorável
  • Checklist SEO
  • Checklist dos principais CTAs que seu blogue deve conter

E assim por diante, a sua criatividade que vai ditar o seu sucesso. Por isso, pesquise muito antes de criar um material de isca digital.

Em resumo, você deve entender muito bem o seu público, saber quais são os tipos de materiais que mais irão persuadi-los e por fim criar o seu conteúdo baseado na necessidade dele.

Espero que esse artigo tenha ajudado. Garanto que você nunca mais ficará sem ideias de conteúdo, mas caso fique, leia aqui as “X ideias de conteúdo para qualquer tipo de blog”.

Grande abraço e até a próxima.

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2 comentários sobre “Isca digital: Os 7 tipos mais populares para gerar leads

  1. Bom artigo! Uma ferramenta muito boa que eu recomendo para fazer infográficos é Genially. Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

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