Os 3 tipos de CTAs mais importantes na geração de leads


Para ter uma boa taxa de conversão em leads entre seus visitantes, é necessário que você saiba inserir alguns tipos de CTAs em locais estratégicos. Nesse artigo irei apresentar quais são os lugares que mais geram leads em um site.

O CTA é a maneira mais indicada para você gerar muitos leads qualificados em seu site.

Sinceramente… Você não faz ideia da quantidade de leads que você está deixando de gerar por não ter implementado eles ainda e irá ficar ainda mais surpreso se eu disse que os três CTAs podem ser criados utilizando uma única ferramenta.

E tem mais…

A ferramenta que irei apresentar é gratuita!

Aposto que você não vê a hora de instalar o código HTML de apenas 2 linhas dessa ferramenta e começar a gerar muito mais leads em seu site.

Veja tudo que você aprenderá ao ler esse artigo:

  • Os 3 tipos de CTAs que mais convertem;
  • Qual a ferramenta ideal para criação dos CTAs
  • Como implementar o CTA em seu site
  • Como melhorar ainda mais a taxa de conversão dos CTAs
  • Um bônus para aumentar um pouquinho mais suas conversões

Ao final desse artigo você estará 100% apto a gerar centenas de leads em seu site.

Espero que gostem do artigo, ao final, não esqueça de compartilhar e deixar seu comentário (sugestões de melhorias, críticas ou elogios sinceros são bem aceitos). Boa leitura 😉

Entenda por que esses locais vão gerar tantos leads?

aprenda-gerar-leads

Disign por Freepik

A grande maioria dos empreendedores digitais, já estão gerando leads através desses locais estratégicos. E você será o próximo.

Se você possui um site que tem acessos (minimamente 500 mensais), mas ainda não inseriu pelo menos dois desses CTAs que irei apresentar, você está deixando de gerar muitos leads, com certeza.

Lembrando que Call to action devem possuir uma recompensa irresistível, também conhecida como isca digital (saiba mais sobre isca digital) para que a conversão realmente seja alta.

Mas antes de mais nada, é ideal que você entenda o princípio de um bom CTA, por isso irei resumir em poucas palavras.

É a maneira de induzir o seu visitante a tomar uma ação.

Sabendo disso, podemos dizer que quanto mais visível estiverem os seus call to action, melhor serão os seus resultados.

A partir de agora começarei a listar de traz para frente os 3 melhores CTAs para gerar leads.

Os tipos de CTA que mais geram leads em seu site

3 tipos que CTA para gerar leads

Todos os locais que irei apresentar, são indispensáveis para qualquer site e são extremamente fácil de ser implementado.

Primeiramente, na terceira posição…

3ª posição – CTA no topo do seu site

Pode ter certeza que um CTA no topo do seu site vai ser muito bem aceito pela grande maioria de sua audiência.

Esse tipo de call to action consegue ser discreto e ao mesmo tempo, chamar a atenção do leitor sem incomoda-lo.

E assim como os outros 2 tipos de CTA que irei apresentar logo adiante, o CTA no topo do seu site também possui 2 opções de ações para sua audiência.

Primeiro opção (1 clique)

  • possuir uma chamada irresistível;
  • um campo para email;
  • um campo para nome (opcional);
  • um botão para cadastro.

Essa tipo de CTA possui uma grande vantagem para o visitante, pois ele só precisa inserir seu email, clicar no botão e esperar a mensagem de agradecimento (Obrigado por se cadastrar).

É ideal quem não quer ter trabalho criando uma screeze page e também é mais indicado para as recompensas com maior valor agredado. Saiba mais sobre recompensas irresistíveis.

A opção de 1 clique é normalmente faz com que o público tenha uma maior resistência a por seu e-mail, pois não da para criarmos uma oferta tão irresistível com epenas uma frase.

Exemplo

Frase: Aprenda a criar listas de email do zero

Campo de email: Insira seu email aqui

Campo nome: Seu primeiro nome

Botão: Quero aprender agora!

Segunda opção (2 cliques)

  • a frase para a ação;
  • botão que leva para a página de “Mais detalhes” (screeze page).

Nesses casos, você não precisa ter uma recompensa com tanto valor agregado, pois como o seu CTA não vai pedir o email do visitante, a tendência é de que sua taxa de CLIQUES seja mais alta.

Porém…

Na segunda opção, o visitante precisará de 2 cliques para se cadastrar em sua lista. Entenda melhor:

Quando você utiliza essa opção, o botão que você possui no formulário irá levar o visitante para outra página.

Essa página deverá ser a sua screeze page, na qual você terá um formulário para que o visitante conclua o seu cadastro.

A maior vantagem dessa opção, é que você poderá agregar muito mais valor a sua recompensa, por mais que ela não seja tão aprofundada no assunto.

Em sua screeze page, você poderá:

  • Matar principais objeções
  • Ter uma tangebilização da recompensa (Conrado diz em seu E-booki (Jumper – Versão 2.0)”Procure sempre mostrar o que a pessoa irá receber. O que não pode ser visto, não pode ser amado.”)
  • Criar espectativa no visitante
  • Citar problemas que a recompensa resolve
  • Entre outras coisas. Só não coloque informação demais por que tira o foto do leitor, que é apenas cadastrar no formulário.

Veja aqui como montar uma screeze page matadora.

Exemplo

Frase: Aprenda a criar listas de email do zero

Botão: Quero aprender agora

O maior benefício da segunda opção, é que as pessoas tendem a clicar muito mais em botões do que colocar seu email, e após elas chegarem na sua screeze page, a probabilidade dela sair de sua página é baixo e de colocar seu email no formulário será muito maior, pois você tem a possibilidade de inserir inúmeros motivos para o visitante se cadastrar.

2ª posição – Uma caixa de Slide no rodapé

O slider é muito utilizado também para chats. Mais eu indico que você possua um bom CTA nessa posição do seu site, por que ele tem a tendência de converter muito.

Assim como citei acima, ele também possui as duas opções (1 clique e 2 cliques), mas a vantagem dessa posição é que ela vai chamar muito mais atenção do seu leitor.

Ele é um pouco maior do que o CTA do topo e pode ser utilizado uma imagem para chamar ainda mais a atenção do visitante, aumentando suas chances de capturar o lead.

O importante nesse CTA é saber escrever uma boa frase, que convensa o leitor, pois sua taxa de rejeição também pode ser muito alta, caso você não ofereça uma recompensa de valor.

Por que sua taxa de rejeição pode ser alta?…

Simplesmente por que a posição que ele ocupa acaba incomodando o visitante. Sendo assim, ou seu CTA vai converter muito, ou terá uma alta taxa de rejeição.

1ª posição…

E o campeão de conversões em qualquer site é… O CTA em formato de Popup!

O popup são aquelas janelas que aparecem na cara do visitante. E sim, esse CTA incomoda muito rsrs.

Uma grande parte dos visitantes não gostam muito desse tipo de CTA, porém é impossível que o mesmo não veja o que você tem a oferecer.

O segredo desse CTA é ter uma excelente recompensa digital. Mas é o que muitas pessoas deixar de ter e nesse caso acabam deixando de gerar muitos leads em seu site.

O que é necessário para a criação dos CTAs?

Agora vamos a parte mais interessante! Criar os CTAs

Atualmente existem diversas ferramentas na web que são gratuitas e fáceis de implementar em seu site.

Eu tenho a minha favorita, que considero a mais fácil de utilizar e também pela sua grande variedade de opções para otimização dos CTAs.

A ferramenta que vou apresentar se chama Hello Bar.

Esta ferramenta vai permitir que você crie os três tipos de CTAs apresentados nesse artigo, que são os que mas geram conversões para seu site.

O Hello Bar possui uma versão gratuita na qual você pode manter ativo até 10 CTAs. Acima disso será necessário contratar um plano, mas não acredito que você precise contratar um.

Além das opções de captura de email, essa ferramenta também disponibilizar mais 3 opções de conversão. São elas:

Promover um link: Se lembra que eu disse no início desse artigo sobre escolher entre as duas opções (1 clique ou 2 cliques) para coletar o seu lead em qualquer uma das 3 posições dos CTAs. Essa é a opção 2 cliques, no qual você irá promover um botão e quando o visitante clicar ele irá para a sua screeze page.

Se você preferir, você também pode promover qualquer outra página, ao invés de coletar leads você também pode promover uma página de vendas de algum produto ou serviço. Mas como o foco aqui é os melhores CTAs para gerar leads, insira o link de sua screeze page.

Promover uma ligação: Você também pode promover o telefone de sua empresa para visitantes móveis, dessa maneira, com apenas 1 clique eles podem ligar para você.

Obter curtidas no Facebook: Obter curtidas no Facebook também se torna mais fácil com o Hello Bar, promova a página que o visitante acessou ou se preferir, outra página que deseja promover.

Ou promover alguma mensagem: Esse opção é ótima para gerar expectativas aos seus visitante, principalmente se você já possui uma grande audiência e deseja lançar um novo produto ou serviço.

Isso é apenas o começo do que essa ferramenta pode lhe oferecer. Ao longo desse artigo darei mais algumas dicas matadoras para você melhorar os seus CTAs e gerar muito mais leads.

Outra ferramenta que você pode utilizar é o Mailmunch, mas não irei entrar em detalhes dessa ferramenta, pois a minha preferida é o Hello Bar 😉

 Implementando o Hello Bar

Essa ferramenta, além de ser extremamente útil para uma estratégia de marketing digital, também é muito fácil de ser implementada. Você não gastará nem mesmo 5 minutos do seu dia.

Você precisará ter 2 itens obrigatórios antes de começar a instalação.

  1. um site
  2. uma conta do Google

Após isso, basta acessar a home do site e inserir o seu site no campo indicado.

Cadastro Hello Bar

Acesse: www.hellobar.com

Depois de inserir o seu site, automaticamente a ferramenta irá pedir que você faça login com sua conta do Google.

Selecionando conta do Google

Agora selecione qual a funcionalidade você irá utilizar na ferramenta. Se sua intensão é gerar leads, escolha a opção de captura de email.

Selecionando tipo de CTA

Agora você já poderá criar o seu primeiro CTA digitando a sua frase e o texto que ficará no seu botão. Não se preocupe em criar uma ótima frase agora, pois depois você poder-a edita-la.

Nesse etapa apenas insira um exemplo e clique em continue para ganhar tempo 😉

Criando primeiro CTA

Prontinho… O seu primeiro Call To Action já estará sendo criado em alguns instantes.

Agora você já pode pré-visualizar como é que ficara em seu site através da tela a direita.

Na tela da esquerda, estão as configurações que podem ser alteradas no seu CTA.

editando-configuracoes-do-cta

Agora vamos começar a configurar cada campo da ferramenta:

configurando-todos-campos

  1. Não precisa mexe, pois é o tipo de CTA que você vai utilizar (nesse caso, coleta de email)
  2. Selecione se você deseja capturar apenas o email do leads ou deseja capturar o email e o nome.
  3. Selecione qual a lista de contatos você quer que seja cadastrado os leads (você pode criar mais listas dentro do Hello Bar e pode até fazer integração com outras ferramentas de email)
  4. Aqui você só poderá alterar se possuir o plano pago. No plano free não é possível alterar as mensagens de agradecimento.

Agora você devera selecionar qual o tipo de CTA deseja inserir o seu site. Indico cria 3, um de cada que apresentei nesse artigo, pois são os que mais geram leads em um site.

page-takeover-popup

  1. Topo do site (Bar alinhado ao topo)
  2. Uma caixa de slide (Slider no rodapé do site)
  3. Popup (Modal ou Page Takeover)

Continue configurando as cores e os textos de seu Call To Action, até que ele esteja completamente pronto.

E clique em salvar e publicar para finalizar.

Agora você só precisa instalar o código em seu site para que ele apareça no mesmo.

opcoes-para-instalacao-hello-bar

Você possui 2 opções para instalação do código.

  1. Copiar e colar o código na página principal do seu site (para exibir em todas as páginas)
  2. Se você tem um site em WordPress é só baixar e instalar o plugin

Caso esteja gostando desse artigo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Eles podem estar precisando gerar mais leads assim como você;)

Como melhorar ainda mais sua taxa de conversão

Agora que já apresentei a você quais são os tipos de CTAs que mais convertem, já apresentei uma ótima ferramenta e ainda mostrei como utilizar a mesma, seria inconveniente eu não ensinar a você como melhorar ainda mais suas taxas de conversões em cada CTA, já que isso é muito fácil.

Acredito que esse seja um dos principais fatores que diferenciam a ferramenta Hello Bar de outras.

Em sua versão gratuita, você tem a possibilidade de criar variações dos seus call to actions, possibilitando assim realizar testes A/B.

Os testes A/B são indispensáveis para aprimorar a taxa de conversão e aumentar cada vez mais os seus resultados em marketing digital, tanto na geração de leads como em qualquer outra ação de conversão.

Eles consistem em possuir duas ou mais versões variadas de onde você deseja melhorar sua porcentagem.

Exemplos de testes A/B para melhorar seu CTA de popup

Vamos utilizar um exemplo na própria ferramenta do Hello Bar.

Mas primeiramente, é indispensável que você saiba a maneira correta de criar testes A/B.

O princípio de um teste A/B é simples…

Crie um teste de cada vez!

Por exemplo: Se você deseja otimizar um CTA, seja qual for o tipo dele, você poderá fazer os seguintes testes.

  • Testar a cor do botão;
  • Testar sua frase de chamada;
  • Testar a quantidade de campos (só email ou email e nome);
  • Testar o tempo que ele demorar a aparecer na tela;
  • Testar as imagens;
  • Testar a posição do CTA (esquerda, direita, topo ou rodapé)
  • Entre outros…

Agora vamos ver como criar o seu teste no Hello Bar

#1 – Passe o mouse em cima da engrenagem de configuração do seu CAT e clique em Create Variation;

criando-variacao-teste-ab

Prontinho. Você já pode fazer a alteração desejada agora, que o Hello Bar salvará esse CTA como uma nova variação.

#2 – Faça o teste desejado agora, mudando o que quiser. Mas não se esqueça, você pode criar quantas variações quiser em cada teste (você pode ter as variações A/B/C/D por exemplo), só não pode criar mais de um teste de uma única vez. Faça um teste de cada vez. Tipo: Faça um teste com as cores “amarelo, verde e vermelho” no botão do CTA.

teste-abc-de-cores

Viu como é fácil criar um teste A/B no Hello Bar!

Espero que não tenha ficado nenhuma dúvida.

Se você ainda não tem muitos conheçimentos sobre testes A/B, sugiro que estude um pouco mais o assunto, pois essa é a maneira mais indicada para quem deseja gerar mais leads em sua estratégia de marketing digital.

Agora para finalizar com chave de ouro esse artigo…

Bônus – Aumente ainda mais suas conversões!!!

quanto-mais-conversao-melhor

É isso mesmo que você leu, você vai aprender a aumentar ainda mais suas conversões.

Já ouviu a expressão “Quanto mais melhor”?

Isso é o que um expert na geração de leads faz, pois quando temos o objetivo de geração de leads, o que vale é a porcentagem de acessos que estamos convertendo.

Chegar a 5%, 10% ou até 30% de conversão dos acessos não é algo fácil de se fazer, mas é possível se focarmos nas atitudes corretas.

Nesse artigo já apresentei para você os melhores meios de gerar leads, mas agora irei apresentar mais um, por você ter lido até aqui.

CTAs dentro de posts

Esse também é um ótimo lugar para conseguir mais conversão, ainda mais quando temos em nosso site, páginas que recebem muitos acessos (por isso a importância de uma análise constante do site).

Se você possui uma boa quantidade de acessos orgânicos em seu site, é ideal que você saiba quais são as páginas que mais atraem acessos.

E apartir disso, inserir CTAs dentro dessas páginas, não apenas um Popup, um no topo e um modal no rodapé, é importante também inserir um ou mais call to action durante o decorrer das páginas.

Veja o exemplo abaixo:

ctas-internos-post

Na imagem é possível ver 3 tipos de CTAs, um no topo, um modal e um dentro do post. Isso é o aconselhável, quanto mais melhor, desde que não incomode o visitante, por isso é importante colocar apenas nos lugares que realmente convertem.

Conclusão

A arte de gerar leads é bem simples… saiba colocar os seus call to action no local certo, com a ferramenta mais adequada (indico o Hello Bar) e principalmente saber oferecer uma ótima recompensa em troca do email do visitante.

Outra coisa que não pode ser esquecido é que para se obter uma ótima taxa de conversão é preciso ter pasciência e fazer os testes A/B da maneira correta. Um por vez.

E não se esqueça de colocar os CTAs internos nas páginas que mais atraem acessos para seu site. Um ótimo lugar é sempre inserir no final do post, assim como esse que inseri abaixo 😉

cta interno (versão 01)

Espero que esse post possa ter ajudado e sanado todas as suas dúvidas.

  • Se restou alguma dúvida, não exite, pergunte nos comentários.
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  • E se achar conveniente, deixe seu comentário abaixo

Um grande abraço.

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