[email marketing] 14 erros que você não deve cometer


Acredite, se você lê os seus emails, eu aposto que você odeia qualquer técnica esclarecida nesse artigo, pois todas elas tem o brilhante poder de irritar qualquer leitor.Ao contrário do que muitos pensam, a prática do email marketing é bem mais complexa do que parece, e por isso muitas pessoas que acabam se aventurando nesse método de marketing, acabam com a própria reputação de uma forma incrível.

Esse artigo irá citar quais são os 14 principais erros que assombram qualquer caixa de entrada!

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1. Enviar email com alta frequência

Não posso afirmar que existe uma frequência exata para o envio de emails, mas posso garantir quase 100% da sua lista não gosta de receber mais que 3 emails por semana!

Saiba que o lead que assinou sua lista, provavelmente também se cadastrou em outros sites e o outro site também deve enviar emails semanais, fazendo com que a caixa de entrada dessa pessoa tenha muitos emails (semanais), esse é um dos motivos.

Outro grande motivo, é que atualmente todos nós não temos muito tempo para ler emails, por isso, só iremos ler emails extremamente interessantes e úteis. Será que você tem condições de enviar diversos emails semanais “úteis para seu lead?“. Pense nisso!

Periodicidade Indicada: Indico que você envie pelos menos 1 email por semana, desde que sejam todos interessantes, conforme falarei abaixo.

2. Assuntos indesejados

Assim como comecei a dizer logo acima, os assuntos indesejados é o que mais destrói a sua estratégia de email, ainda mais se você pretende criar uma boa relação com sua lista de assinantes.

Para criar uma boa relação com sua lista de email, é preciso que você se torne próximo de sua lista, e a única maneira de conseguir isso é atraindo a atenção da lista com assuntos que sejam interessantes.

Enviar assuntos indesejáveis, tem o grande poder de afastar o seu leitor ou até mesmo fazer com que ele sinta vontade de se descadastrar de sua lista, por isso é de extrema importância entender quem é o seu persona, e descobrir quais são seus desejos, suas necessidades, o que faz ele feliz, qual o tipo de linguagem a ser utilizada nos emails (mais formal, mais divertida, sem jargões, etc).

Dica: Identificando bons assuntos

Uma ótima maneira de identificar quais assuntos estão atraindo a atenção de sua lista, é observando as taxas de aberturas e taxas de cliques em seus emails. Os emails que tiverem taxas mais altas, com certeza estão com um bom assunto.

Um ótimo assunto: Começar emails com uma histórias memoráveis (recomendo que leia a Jornada do Herói de Henrique de Carvalho).

3. Empurrar vendas

Esse provavelmente é o erro mais cometido pela maioria das pessoas e agências de propagandas.

Se você pretende vender com email marketing, entenda uma coisa: Não utilize o email apenas para enviar ofertas e promoções.

Não é proibido enviar ofertas, promoções, ou até mesmo uma proposta de venda por email. O problema está em tentar vender para a pessoa errada e no momento errado.

Descobrir qual é o momento ideal de oferecer uma venda para seu lead é a chave para o sucesso.

4. Não escrever o email em primeira pessoa

Pessoas gostam de falar com pessoa e não com empresas ou equipes, por isso o email deve ser sempre escrito em primeira pessoa, por exemplo:

Finalizando o email da maneira correta: Um grande abraço, Ricardo Ferrari.

Finalizando o email da maneira incorreta (na maioria dos casos): Um grande abraço, Mentes valiosas.

Como pode ser visto nos dois exemplos acima, quando dirigimos o email em nome de uma pessoa, acaba sendo muito mais atraente do que se fosse o nome da empresa. Isso é comprovado por diversas pesquisas, pois por ser um email pessoal, acaba criando uma conexão mais forte com o leitor.

5. Não fazer testes A/B

Os testes A/B podem aumentar significativamente a abertura e cliques de suas campanhas de email marketing, mas mesmo sabendo disso muitos profissionais de marketing acabam cometendo esse erro simples.

Fazer um teste A/B não é nada difícil com as ferramentas de email que temos na atualidades, pois quase todas elas contam com esse ótimo recurso.

6. Investir pouco tempo e dedicação para criar um bom título

Esse é outro erro que também diminui e muito a abertura de seus emails, pois o título é a primeira coisa que o seu lead vai ver em sua caixa de entrada.

Se você não se dedicar para construir um título altamente chamativo, ele não irá despertar a curiosidade para que o leitor abra seu email. Uma ótima técnica para criar títulos de emails, é a “AIDA”.

A AIDA se resume na união de quatro técnicas em um único título:

  • Chamar a Atenção
  • Despertar Interesse
  • Despertar um Desejo
  • Levar a Ação

Agora se você quer ficar um expert em criação de títulos, sugiro que um artigo a fundo do Henrrique de Carvalho, Como escrever títulos impossíveis de serem ignorados e clicados.

7. Escolher ferramentas de email marketing inadequadas

Se você escolher uma ferramenta de email que não atenta a todas as suas necessidades, vai ser impossível realizar um bom plano de email marketing.

Uma boa ferramenta para esse tipo de trabalho deve ter acima de tudo, uma ótima taxa de entrega, pois existem muitas ferramentas que enviam os seus emails para a caixa de spam e se isso acontecer, é bem óbvio que sua taxa de abertura também irá cair.

Esse é apenas um dos malefícios que as ferramentas de email inadequada pode oferecer a você. Por tanto, de uma olhada em nossa lista com os melhores serviços de email marketing da atualidade.

8. Enviar email marketing pelo Hotmail, Gmail, Yahoo, etc

Acredite, tem muita gente que ainda faz isso. E se você é uma delas, por favor, PARE!

Como já foi dito acima, há ótimas ferramentas apropriadas para o envio de email em massa, os serviços de email como hotmail, gmail, yahoo, UOL, entre outros, também podem realizar o envio de emails para diversas pessoas, mas esses servidores de email tem uma capacidade bem limitada.

Caso você tenha uma lista com mais de 10.000 leads, é claro que será impossível enviar para todos eles, e sem falar que esses servidores não possuem relatórios detalhados, opção de testes A/B, customização de nomes (FNAME) para tornar o email ainda mais pessoal e aumentar a taxa de cliques entre outras funcionalidades que só as ferramentas especializadas no ramo de email possuem.

9. Não contar histórias em seus emails

Para atrair a atenção de seus leitores não basta apenas enviar indicações de links ou uma simples newsletter, conquistar a atenção dos leitores está cada dia mais difícil, devido a correria do dia a dia.

As histórias são grandes gatilhos para prender a atenção do leitor, então se você ainda não utiliza elas em seus emails, acho melhor começar a pensar em umas historinhas, e das boas!

Para ajuda-lo ainda mais, indico que leia A jornada do Herói.

10. Escrever emails longos demais

Como eu disse logo acima, as pessoas não tem muito tempo, por isso se você é um daqueles caras que escrevem emails longos demais, pode ter certeza que a maioria dos seus leitores não chegarão a ler nem metade do seu texto.

O email deve ser utilizado para passar informações rápidas e importantes, apenas assuntos importantes.

Tende resumir o máximo possível as informações, pois tenha em mente que seu lead está cadastrado em sua lista, mas também está cadastrado em pelo menos mais umas 5, ou 10 listas.

11. Ter apenas um link no corpo do email

Se você almeja converter os seus emails em cliques, será necessário mais do que um único link.

Tenha pelo menos três links em cada email que for enviado para sua lista, essa é uma quantidade ideal para receber um bom número de cliques.

Não abuse na quantidade de links, pois além de ficar feio o email, é bem provável que os filtros anti spans encaminhe seu email para a lixeira.

12. Não ter um link para descadastro

Se tem algo que irrita o seu leitor, é receber emails indesejáveis. Mas se você pretende que ele fique ainda mais irritado, é só você não colocar um link para descadastro da sua listas em seu email.

Imagine o quanto é ruim receber emails indesejáveis e ainda não ter como impedir que aqueles emails parem de chegar em sua caixa de entrada.

Colocar o link para descadastro (o famoso unsubscribe) é uma forma de excluir de sua lista as pessoas desinteressadas, pois enviar email custa dinheiro, quando se tem uma lista enorme.

Além disso você também garante que não vai incomodar ninguém, e evita que as pessoas fiquem falando mal de você por aí.

13. O email inteiro ser uma imagem

Esse erro é muito cometido por grandes e-commerce, é muito comum você receber um email deles e não conseguir visualizar nada antes de baixar as imagens.

Os filtros contra spam odeiam isso, além dos emails ficarem pesados demais para baixar, muitas pessoas acabam nem visualizando o email de ser um spam, já que não aparece nada antes de exibir todas as imagens.

14. Não segmentar a lista

Um erro um pouco mais avançado rsrs. Pois a segmentação de lista precisa de um pouco mais de conhecimento sobre email marketing. Mas se você não segmenta suas listas de email, pode ter certeza de que está cometendo um erro gravíssimo, e sua taxa de abertura é muito prejudicada por conta disso.

Considerações finais

O sucesso no email marketing depende de um conjunto de estratégias e boas práticas, visando sempre melhorar as suas taxas de aberturas, cliques, e por consequência, a principal, a taxa de vendas.

Preste atenção em cada detalhes, e nunca pare de analisar e otimizar os resultados.

Boas práticas, e até a próxima.

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2 comentários sobre “[email marketing] 14 erros que você não deve cometer

  1. 15) Mandar e-mail marketing para começar.

    E-mail marketing é nada mais que uma forma bonitinha para falar de spam. Apenas pare. Existem várias outras formas mais efetivas de fazer o marketing de sua empresa sem precisar entupir a caixa de entrada de seu cliente com lixo. Lembre-se que várias outras empresas tiveram essa ideia e todas elas atraem muito mais antipatia do que o oposto. Ninguém quer receber propaganda no e-mail.

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    1. Obrigado por comentar!

      Existem muitas maneiras de fazer e-mail marketing e infelizmente também existem o odiado Spam marketing que é realizado por algumas empresas que acredito que não conhecem as boas práticas do e-mail marketing por isso acabam fazendo spam.

      Mas também existem as formas adequadas de fazer um ótimo marketing através de e-mail, e vender sem enviar ao menos 1 propaganda para a lista de e-mail. Mas para isso é preciso muito planejamento e conhecimento de boas práticas e também um bom senso é claro.

      Espero ter esclarecido quaisquer dúvida.

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